quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Projeto de Leitura




APRESENTAÇÃO


A leitura e a escrita são de fundamental importância na nossa vida, portanto escrever e falar corretamente são passos essenciais para enriquecermos essas habilidades que precisam ser desenvolvidas pelo aluno, para atuar e interagir com os indivíduos em uma sociedade globalizada.
Faz-se necessário que a escola desenvolva a leitura e a escrita de forma prazerosa, oferecendo oportunidades variadas para o ato de ler e escrever, e propicie um ambiente adequado para que o aluno possa criar e recriar suas formas de expressão, e assim despertar o gosto de ler por prazer, ler para estudar e ler para se informar.
Com base nesta abordagem, este projeto apresenta sugestões para trabalhar leitura nas turmas de Ensino Fundamental I e II, tendo em vista uma melhor qualidade do processo ensino aprendizagem.


JUSTIFICATIVA

 O Referido projeto de leitura faz-se necessário devido o alto índice de alunos semi- alfabetizados, do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental nesta Unidade de Ensino, tendo em vista que esta Instituição é uma escola Inclusiva de alunos com deficiência intelectual, auditiva, visual, etc. e os alunos de uma forma geral, precisam de mais estimulo para a prática da leitura, para desta forma se tornarem sujeitos independentes, criativos, e críticos para com as informações que lhes são oferecidas.  Partindo da situação atual referente ao modo de pensar e agir do educando no âmbito escolar, este trabalho se propõe desenvolver no aluno o prazer pela leitura para ampliar seus conhecimentos, estimular a solidariedade, a imaginação e o companheirismo através de visitas à sala de leitura da escola, leitura de poesias, artigos de jornais, musica, revista em quadrinhos, literatura infanto juvenil, literatura de cordel, etc. 

REFERENCIAL TEÓRICO

A leitura é uma atividade inerente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e realizada de várias formas. Segundo PRADO e HÜLLE ( 2011), o leitor competente utiliza as diversas estratégias concomitantemente,  e o uso dessas habilidades flutua conforme o arcabouço de conhecimentos que possui sobre o assunto ou gênero em questão.
Lê-se para entender e conhecer, para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer, para questionar e resolver problemas. Sendo a mais geral das habilidades, a leitura acaba determinando o sucesso ou fracasso na vida escolar, o pouco domínio da leitura cria dificuldades para a escrita nas aulas de português, e conseqüentemente nas demais disciplinas, uma vez que a compreensão do texto é indispensável para compreender os conteúdos de qualquer área do conhecimento. SOLÉ, 1998 diz:

Ler é um procedimento, e se consegue ter acesso ao domínio dos procedimentos através da sua exercitação compressiva. por este motivo, não é suficiente- embora seja necessário- que alunos e alunas assistam ao processo mediante o qual seu professores lhes mostra como constrói suas previsões, como as verifica, em que indicadores do texto se baseia para fazer, isso etc. Os próprios alunos devem selecionar marcas e indicadores, formular hipóteses, verificá-las, construir interpretações e saberem que isso é necessário para obter certos objetivos.

A aquisição dessa habilidade proporciona ao educando o ingresso e permanência no mundo do trabalho, como também lhe fornece ferramentas necessárias para o exercício pleno da cidadania.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Desenvolver o prazer pela leitura, transformando-a em um instrumento de aprendizagem e emancipação linguística.

Objetivos Específicos:

·         Estimular a prática da leitura, seja em classe, seja extraclasse, contudo que seja uma prática constante;
·         Despertar o gosto e o prazer pela leitura, visando à ampliação do seu vocabulário lingüístico;
·         Freqüentar a sala de leitura por iniciativa própria;
·         Fazer das atividades de leitura um processo de interação social e comunicativa;
·         Perceber a interdisciplinaridade através das atividades de leitura;
·         Tornar-se leitor: crítico, reflexivo, capaz de inferir na leitura de forma significativa.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Este projeto apresenta maneiras diversificadas para estimular a prática da leitura dos alunos do lº ao 6º ano do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino. Os procedimentos metodológicos elaborados para o projeto baseiam-se em alguns critérios:
·         A cada semana os alunos terão acesso a um gênero textual diferente tais como: poesia, jornal, revista em quadrinhos, receitas, literatura de cordel, etc.;
·         Apresentar aos educandos textos atrativos e enriquecedores;
·         Trabalhar os conhecimentos prévios dos educandos;
·         Realizar leituras diversificadas como silenciosa, em voz alta, individual e coletiva;
·         Orientar nas atividades de leitura e na construção de resumos, textos o que permite uma melhor compreensão;
·         Realizar atividades de leitura intepretração e produção textual (verbal e não verbal) na sala de aula e na biblioteca;
·         Fazer análises de letras de músicas;
·         Levar os alunos ao laboratório de informática, para realizar pesquisas de assuntos referentes ao texto trabalhado;
·         Exibir filmes com o propósito de desenvolver no aluno a capacidade de fazer resumos e intertextualidade com textos impressos;
·         Realizar entrevistas com diversas pessoas com objetivo de ampliar os conhecimentos adquiridos a partir das leituras em salas de aula;
·         Visitar a Academia Caxiense de Letras para conhecer os autores da nossa cidade;
·         Confeccionar mini-livros, jornais, mural de poesia.
As atividades planejadas serão desenvolvidas durante o ano letivo de 2012, através das diversas dinâmicas de leitura e produção textuais iremos oportunizar ao aluno contato com diferentes tipos de leitura para que ele descubra o seu tipo preferido, passe a viajar constantemente no universo da leitura.
  AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será de forma diagnóstica e processual na qual o professor deverá detectar os avanços e dificuldades, fazendo uma constante avaliação do processo ensino aprendizagem (leitura e escrita) visando o alcance dos objetivos almejados. De acordo com os PCNs (1997), para avaliar segundo critérios estabelecidos, é necessário considerar indicadores bastante precisos que sirvam identificar, de fato, as aprendizagens realizadas.
Durante a execução do projeto serão observados: a assiduidade a participação, o interesse, a oralidade, a leitura, as ilustrações, as produções de textos em prosa e verso e de textos com imagens, além da criatividade, etc..

 
                          RECURSOS


v  Livros didáticos e paradidáticos;
v  Revistas em quadrinhos;
v  Jornais, revistas e folhetos;
v  Lápis de cor;
v  Cadernos;
v  Folhas A4;
v  Papel 40;
v  E.V. A;
v  Cola branca;
v  Tesouras;
v  Pincéis, giz de cera;
v  Tinta guache;
v  Quadro acrílico e seus acessórios;
v  TV, aparelho de DVD e seus acessórios;
v  Computador e data show;
v  Máquina fotográfica;
v  Xerox;
v  Cartolinas;
v  Papel cartão;
v  Papel camurça;
v  Papel micro-ondulado;
v  TNT;
v  Cola glíter;
v  Cola de isopor e EVA;
v  Isopor.
v  Lápis com borrachas;
v  Réguas;



                        ORÇAMENTO


MATERIAIS
QUANTIDADE
VALOR
Papel 40
50
50,00
Pincéis
12 caixas
36,00
EVA
30 folhas
45,00
Folhas A4
12 pacotes
30,00
Cola branca
20 tubos
18,00
Tesoura
10 dúzias
120,00
Tinta guache
30 caixas
60,00
Xerox
1000 páginas
100,00
Cartolinas
100
100,00
Papel cartão
50 folhas
75,00
Papel camurça
60 folhas
120,00
Cola de isopor
18 tubos
45,00
TNT
10 m
20,00
Papel micro-ondulado
18 folhas
54,00
Cola glíter
30 tubos
90,00
Isopor
20 folhas
60,00
Régua (30 cm)
5 dúzias
60,00
Lápis com borrachas
200
200,00
Lápis de cor
180 caixas
360,00


TOTAL      1.643,00



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Gêneros Textuais
Meses de Execução no ano de 2012
MAI
JUN
AGO
SET
OUT.
NOV
DEZ
Poesia
  X
X





Jornal


X




História em quadrinho



X



Literatura Infanto. Juvenil




X


Literatura de Cordel





X
X
Culminância do Projeto






X

BIBLIOGRAFIA


AUGUSTO, Agnes. Formar bons leitores. NOVA ESCOLA, São Paulo ano XIX setembro 2004.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 1997.

FERRARI, Márcio. Bons leitores são bons alunos. NOVA ESCOLA, São Paulo, ano XX nº 180, março 2005.

MARIA, Luiza. Melhores leitores, melhores alunos. MUNDO JOVEM, ano 45 nº 373, fevereiro 2010.

PRADO, Angélica. HÜLLE, Cristina. Letramento e Alfabetização. Editora Saraiva São Paulo.

PRADO, Ricardo. O aluno na biblioteca da escola. NOVA ESCOLA São Paulo , ano XVIII nº 162, maio de 2006.

SOLÉ, Isabel. Estratégia de Leitura. Editora Artmed, Porto Alegre, 2011.
 

 

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