APRESENTAÇÃO
A
leitura e a escrita são de fundamental importância na nossa vida, portanto
escrever e falar corretamente são passos essenciais para enriquecermos essas
habilidades que precisam ser desenvolvidas pelo aluno, para atuar e interagir
com os indivíduos em uma sociedade globalizada.
Faz-se
necessário que a escola desenvolva a leitura e a escrita de forma prazerosa,
oferecendo oportunidades variadas para o ato de ler e escrever, e propicie um
ambiente adequado para que o aluno possa criar e recriar suas formas de
expressão, e assim despertar o gosto de ler por prazer, ler para estudar e ler
para se informar.
Com
base nesta abordagem, este projeto apresenta sugestões para trabalhar leitura
nas turmas de Ensino Fundamental I e II, tendo em vista uma melhor qualidade do
processo ensino aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
O Referido projeto de
leitura faz-se necessário devido o alto índice de alunos semi- alfabetizados, do
1º ao 6º ano do Ensino Fundamental nesta Unidade de Ensino, tendo em vista que esta
Instituição é uma escola Inclusiva de alunos com deficiência intelectual,
auditiva, visual, etc. e os alunos de uma forma geral, precisam de mais
estimulo para a prática da leitura, para desta forma se tornarem sujeitos
independentes, criativos, e críticos para com as informações que lhes são
oferecidas. Partindo da situação atual
referente ao modo de pensar e agir do educando no âmbito escolar, este trabalho
se propõe desenvolver no aluno o prazer pela leitura para ampliar seus
conhecimentos, estimular a solidariedade, a imaginação e o companheirismo
através de visitas à sala de leitura da escola, leitura de poesias, artigos de
jornais, musica, revista em quadrinhos, literatura infanto juvenil, literatura de
cordel, etc.
REFERENCIAL TEÓRICO
A leitura é uma atividade
inerente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e
realizada de várias formas. Segundo PRADO e HÜLLE ( 2011), o leitor competente
utiliza as diversas estratégias concomitantemente, e o uso dessas habilidades flutua conforme o
arcabouço de conhecimentos que possui sobre o assunto ou gênero em questão.
Lê-se para entender e
conhecer, para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer, para
questionar e resolver problemas. Sendo a mais geral das habilidades, a leitura
acaba determinando o sucesso ou fracasso na vida escolar, o pouco domínio da
leitura cria dificuldades para a escrita nas aulas de português, e
conseqüentemente nas demais disciplinas, uma vez que a compreensão do texto é indispensável
para compreender os conteúdos de qualquer área do conhecimento. SOLÉ, 1998 diz:
Ler é um procedimento, e se consegue
ter acesso ao domínio dos procedimentos através da sua exercitação compressiva.
por este motivo, não é suficiente- embora seja necessário- que alunos e alunas
assistam ao processo mediante o qual seu professores lhes mostra como constrói
suas previsões, como as verifica, em que indicadores do texto se baseia para
fazer, isso etc. Os próprios alunos devem selecionar marcas e indicadores,
formular hipóteses, verificá-las, construir interpretações e saberem que isso é
necessário para obter certos objetivos.
A aquisição dessa habilidade
proporciona ao educando o ingresso e permanência no mundo do trabalho, como
também lhe fornece ferramentas necessárias para o exercício pleno da cidadania.
OBJETIVOS
Objetivo
Geral:
Desenvolver
o prazer pela leitura, transformando-a em um instrumento de aprendizagem e
emancipação linguística.
Objetivos Específicos:
·
Estimular a prática da leitura, seja em
classe, seja extraclasse, contudo que seja uma prática constante;
·
Despertar o gosto e o prazer pela leitura,
visando à ampliação do seu vocabulário lingüístico;
·
Freqüentar a sala de leitura por iniciativa
própria;
·
Fazer das atividades de leitura um processo
de interação social e comunicativa;
·
Perceber a interdisciplinaridade através das
atividades de leitura;
·
Tornar-se leitor: crítico, reflexivo, capaz
de inferir na leitura de forma significativa.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Este
projeto apresenta maneiras diversificadas para estimular a prática da leitura
dos alunos do lº ao 6º ano do Ensino Fundamental nos turnos matutino e
vespertino. Os procedimentos metodológicos elaborados para o projeto baseiam-se
em alguns critérios:
·
A cada semana os alunos terão acesso a um
gênero textual diferente tais como: poesia, jornal, revista em quadrinhos,
receitas, literatura de cordel, etc.;
·
Apresentar aos educandos textos atrativos e
enriquecedores;
·
Trabalhar os conhecimentos prévios dos
educandos;
·
Realizar leituras diversificadas como
silenciosa, em voz alta, individual e coletiva;
·
Orientar nas atividades de leitura e na
construção de resumos, textos o que permite uma melhor compreensão;
·
Realizar atividades de leitura intepretração
e produção textual (verbal e não verbal) na sala de aula e na biblioteca;
·
Fazer análises de letras de músicas;
·
Levar os alunos ao laboratório de informática,
para realizar pesquisas de assuntos referentes ao texto trabalhado;
·
Exibir filmes com o propósito de desenvolver
no aluno a capacidade de fazer resumos e intertextualidade com textos impressos;
·
Realizar entrevistas com diversas pessoas com
objetivo de ampliar os conhecimentos adquiridos a partir das leituras em salas
de aula;
·
Visitar a Academia Caxiense de Letras para
conhecer os autores da nossa cidade;
·
Confeccionar mini-livros, jornais, mural de
poesia.
As
atividades planejadas serão desenvolvidas durante o ano letivo de 2012, através
das diversas dinâmicas de leitura e produção textuais iremos oportunizar ao
aluno contato com diferentes tipos de leitura para que ele descubra o seu tipo preferido,
passe a viajar constantemente no universo da leitura.
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será
de forma diagnóstica e processual na qual o professor deverá detectar os
avanços e dificuldades, fazendo uma constante avaliação do processo ensino
aprendizagem (leitura e escrita) visando o alcance dos objetivos almejados. De
acordo com os PCNs (1997), para avaliar segundo critérios estabelecidos, é
necessário considerar indicadores bastante precisos que sirvam identificar, de
fato, as aprendizagens realizadas.
Durante a execução do
projeto serão observados: a assiduidade a participação, o interesse, a
oralidade, a leitura, as ilustrações, as produções de textos em prosa e verso e
de textos com imagens, além da criatividade, etc..
RECURSOS
v Livros
didáticos e paradidáticos;
v Revistas
em quadrinhos;
v Jornais,
revistas e folhetos;
v Lápis
de cor;
v Cadernos;
v Folhas
A4;
v Papel
40;
v E.V.
A;
v Cola
branca;
v Tesouras;
v Pincéis,
giz de cera;
v Tinta
guache;
v Quadro
acrílico e seus acessórios;
v TV,
aparelho de DVD e seus acessórios;
v Computador
e data show;
v Máquina
fotográfica;
v Xerox;
v Cartolinas;
v Papel
cartão;
v Papel
camurça;
v Papel
micro-ondulado;
v TNT;
v Cola
glíter;
v Cola
de isopor e EVA;
v Isopor.
v Lápis
com borrachas;
v Réguas;
ORÇAMENTO
MATERIAIS
|
QUANTIDADE
|
VALOR
|
Papel
40
|
50
|
50,00
|
Pincéis
|
12 caixas
|
36,00
|
EVA
|
30 folhas
|
45,00
|
Folhas
A4
|
12 pacotes
|
30,00
|
Cola
branca
|
20 tubos
|
18,00
|
Tesoura
|
10 dúzias
|
120,00
|
Tinta
guache
|
30 caixas
|
60,00
|
Xerox
|
1000 páginas
|
100,00
|
Cartolinas
|
100
|
100,00
|
Papel
cartão
|
50 folhas
|
75,00
|
Papel
camurça
|
60 folhas
|
120,00
|
Cola
de isopor
|
18 tubos
|
45,00
|
TNT
|
10 m
|
20,00
|
Papel
micro-ondulado
|
18 folhas
|
54,00
|
Cola
glíter
|
30 tubos
|
90,00
|
Isopor
|
20 folhas
|
60,00
|
Régua
(30 cm)
|
5 dúzias
|
60,00
|
Lápis
com borrachas
|
200
|
200,00
|
Lápis
de cor
|
180 caixas
|
360,00
|
TOTAL 1.643,00
|
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
Gêneros
Textuais
|
Meses
de Execução no ano de 2012
|
||||||
MAI
|
JUN
|
AGO
|
SET
|
OUT.
|
NOV
|
DEZ
|
|
Poesia
|
X
|
X
|
|||||
Jornal
|
X
|
||||||
História
em quadrinho
|
X
|
||||||
Literatura Infanto. Juvenil
|
X
|
||||||
Literatura
de Cordel
|
X
|
X
|
|||||
Culminância
do Projeto
|
X
|
BIBLIOGRAFIA
AUGUSTO,
Agnes. Formar bons leitores. NOVA
ESCOLA, São Paulo ano XIX setembro 2004.
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. 1997.
FERRARI,
Márcio. Bons leitores são bons alunos.
NOVA ESCOLA, São Paulo, ano XX nº 180, março 2005.
MARIA,
Luiza. Melhores leitores, melhores
alunos. MUNDO JOVEM, ano 45 nº 373, fevereiro 2010.
PRADO,
Angélica. HÜLLE, Cristina. Letramento e
Alfabetização. Editora Saraiva São Paulo.
PRADO,
Ricardo. O aluno na biblioteca da escola.
NOVA ESCOLA São Paulo , ano XVIII nº 162, maio de 2006.
SOLÉ,
Isabel. Estratégia de Leitura.
Editora Artmed, Porto Alegre, 2011.
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